geladeira organizada

Quem faz parte do grupo que odeia limpar a geladeira? Limpamos a casa inteira com maestria, mas na hora de limpar a geladeira bate aquela preguiça. O que acontece na geladeira, fica na geladeira esse é o seu lema? Existem geladeiras que não são lugares para armazenar e  conservar; é onde a comida morre e é esquecida. 

Fomos procurar dicas sobre como manter uma geladeira organizada e limpa para que ela possa fazer o trabalho de manter os alimentos frescos com eficiência. Aqui estão 10 coisas que aprendemos:

  1. Uma geladeira vazia é ruim, e uma geladeira cheia demais é pior ainda.

Se você se preocupa com a possibilidade de alguma coisa cair toda vez que abrir a porta da geladeira, você precisa organizá-la - e não apenas porque pode acumular alimentos. Encher cada centímetro de sua geladeira pode levar a alimentos esquecidos, respiradouros bloqueados, fluxo de ar impedido e redução da eficiência energética. Dito isso, se sua geladeira estiver quase vazia, considere abastecê-la com algumas garrafas de água, que, quando resfriada, ajuda o eletrodoméstico a manter a temperatura baixa. A prática recomendada é buscar uma geladeira que esteja dois terços cheia.

  1. Pré-corte de frutas e vegetais por sua própria conta e risco.

Sabemos que muitas pessoas recomendam lavar e cortar frutas e vegetais antes de guardá-los na geladeira para estimular lanches saudáveis. O fato é que o produto picado se deteriorará mais rapidamente, pois mais área de superfície é exposta. A melhor prática é lavar e cortar quando estiver pronto para consumir.

  1. Você está fazendo errado se armazena os ovos e leite na porta.

Os locais mais quentes em sua geladeira estão dentro da porta e na prateleira superior. Como o leite pode estragar, ele deve ir para a prateleira do meio, que tem temperaturas constantes. O mesmo vale para os ovos (não os coloque no compartimento de ovos da sua porta, se você tiver um). Guarde os condimentos, que geralmente têm alto teor de vinagre e sal, na porta. E se o seu refrigerador possui locais dedicados para carnes lácteas e sanduíches, aproveite-os. A prateleira superior é ideal para lanches e sobras. 

  1. Suas frutas e vegetais são péssimos companheiros de gaveta. 

Se você tiver uma geladeira mais nova, provavelmente terá duas gavetas, uma para vegetais e outra para frutas. Pode ser tentador deslizar algumas verduras de uma gaveta de vegetais transbordando para o lado das frutas nos dias de feira, mas tente resistir à tentação. Por quê? A gaveta de vegetais é calibrada para produtos de alta umidade (verduras murcham mais lentamente quando há umidade) e a gaveta de frutas é ajustada para baixa umidade (frutas apodrecem mais lentamente em baixa umidade). Outra razão para manter verduras e frutas separadas: o etileno das frutas pode fazer com que os vegetais se estraguem prematuramente.

  1. A exceção? Morangos.

Quantas vezes você ficou animado para abrir uma caixinha de morangos e acabou encontrando eles pastosos ou mofados? Você pode estender seu frescor armazenando-os na gaveta de legumes em vez da gaveta de frutas. Como vegetais, morangos gostam de umidade (embora não muito, então não os lave antes de armazená-los) e não toleram etileno. 

  1. As carnes devem ser armazenadas na prateleira mais baixa.

Existem apenas dois locais para guardar a sua carne: no congelador ou na prateleira mais baixa, onde não pode pingar nos alimentos. Vamos dar um passo adiante: coloque uma bandeja sob a carne na prateleira mais baixa; ajuda a conter possíveis vazamentos e facilita a limpeza em caso de derramamento.

  1. As bandejas, caixas e cestos têm um lugar na geladeira. 

Nós sempre estamos defendendo o uso de bandejas, organizadores e cestos em toda a sua casa - e isso se estende à sua geladeira. Assim como é visualmente agradável ver as prateleiras da despensa compartimentadas com a ajuda de organizadores, uma geladeira que tira proveito dessas ferramentas organizacionais é uma alegria de se ver e usar. Uma dica é usar uma bandeja para guardar as carnes na prateleira de baixo, uma cesta para os condimentos que não cabem na porta e uma peneira para guardar as laranjas (cítricos não combinam bem com frutas produtoras de etileno) . 

  1. Uma geladeira desorganizada pode causar desperdício de alimentos 

Brasil está na lista dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, gerando descarte de aproximadamente 30% de tudo que é produzido para o consumo.  Uma maneira de combater o desperdício de alimentos como indivíduo é ter certeza de que você sabe o que está na sua geladeira. Reserve um tempo para organizar sua geladeira e encontrar um lugar para tudo - e haverá muito menos momentos do tipo o-que-é-aquele-pote-mofo-escondido-atrás. Você pode até designar uma caixa de alimentos “Me coma primeiro” que estragará em breve. 

  1. Você pode escrever diretamente na geladeira!

Ter uma lista na parte externa da geladeira com todos os itens e suas validades ajuda muito evitar o desperdício, além da facilidade em organizar as suas refeições. Uma dica é um planner com imã para geladeira. Há quem use canetão não permanentes e escrevem direto na geladeira, é uma possibilidade. 

  1. Algumas dicas rápidas para deixar a geladeira mais organizada

Troque plásticos e outras embalagens por recipientes de vidro, Bee Wrap, embalagens de papel ou sacola de malha.

Forrar suas gavetas com toalhas de papel ou de cozinha facilita a limpeza. Você pode achar desnecessário pois é muito fácil limpar com uma esponja o interior da geladeira. O fato é que, se você forrar as prateleiras e gavetas com toalhas de papel ou panos de cozinha, você 1) não precisa limpar profundamente sua geladeira com frequência e 2) quando o faz, é muito mais fácil e rápido. 

Gostaram das dicas, tem outras dicas compartilhem com a gente aqui ou em nossas redes sociais!

 

 

 

2 comentários

Dorothea

Sim, organizarei melhor com estas dicas!! Muito grata por compartilhar!!

Mari

Vocês podiam vender as caixas para organização da geladeira que estão na primeira e última fotos (ou indicarem o nome do fabricante).

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.