Quem faz parte do grupo que odeia limpar a geladeira? Limpamos a casa inteira com maestria, mas na hora de limpar a geladeira bate aquela preguiça. O que acontece na geladeira, fica na geladeira esse é o seu lema? Existem geladeiras que não são lugares para armazenar e conservar; é onde a comida morre e é esquecida.
Fomos procurar dicas sobre como manter uma geladeira organizada e limpa para que ela possa fazer o trabalho de manter os alimentos frescos com eficiência. Aqui estão 10 coisas que aprendemos:
- Uma geladeira vazia é ruim, e uma geladeira cheia demais é pior ainda.
Se você se preocupa com a possibilidade de alguma coisa cair toda vez que abrir a porta da geladeira, você precisa organizá-la - e não apenas porque pode acumular alimentos. Encher cada centímetro de sua geladeira pode levar a alimentos esquecidos, respiradouros bloqueados, fluxo de ar impedido e redução da eficiência energética. Dito isso, se sua geladeira estiver quase vazia, considere abastecê-la com algumas garrafas de água, que, quando resfriada, ajuda o eletrodoméstico a manter a temperatura baixa. A prática recomendada é buscar uma geladeira que esteja dois terços cheia.
- Pré-corte de frutas e vegetais por sua própria conta e risco.
Sabemos que muitas pessoas recomendam lavar e cortar frutas e vegetais antes de guardá-los na geladeira para estimular lanches saudáveis. O fato é que o produto picado se deteriorará mais rapidamente, pois mais área de superfície é exposta. A melhor prática é lavar e cortar quando estiver pronto para consumir.
- Você está fazendo errado se armazena os ovos e leite na porta.
Os locais mais quentes em sua geladeira estão dentro da porta e na prateleira superior. Como o leite pode estragar, ele deve ir para a prateleira do meio, que tem temperaturas constantes. O mesmo vale para os ovos (não os coloque no compartimento de ovos da sua porta, se você tiver um). Guarde os condimentos, que geralmente têm alto teor de vinagre e sal, na porta. E se o seu refrigerador possui locais dedicados para carnes lácteas e sanduíches, aproveite-os. A prateleira superior é ideal para lanches e sobras.
- Suas frutas e vegetais são péssimos companheiros de gaveta.
Se você tiver uma geladeira mais nova, provavelmente terá duas gavetas, uma para vegetais e outra para frutas. Pode ser tentador deslizar algumas verduras de uma gaveta de vegetais transbordando para o lado das frutas nos dias de feira, mas tente resistir à tentação. Por quê? A gaveta de vegetais é calibrada para produtos de alta umidade (verduras murcham mais lentamente quando há umidade) e a gaveta de frutas é ajustada para baixa umidade (frutas apodrecem mais lentamente em baixa umidade). Outra razão para manter verduras e frutas separadas: o etileno das frutas pode fazer com que os vegetais se estraguem prematuramente.
- A exceção? Morangos.
Quantas vezes você ficou animado para abrir uma caixinha de morangos e acabou encontrando eles pastosos ou mofados? Você pode estender seu frescor armazenando-os na gaveta de legumes em vez da gaveta de frutas. Como vegetais, morangos gostam de umidade (embora não muito, então não os lave antes de armazená-los) e não toleram etileno.
- As carnes devem ser armazenadas na prateleira mais baixa.
Existem apenas dois locais para guardar a sua carne: no congelador ou na prateleira mais baixa, onde não pode pingar nos alimentos. Vamos dar um passo adiante: coloque uma bandeja sob a carne na prateleira mais baixa; ajuda a conter possíveis vazamentos e facilita a limpeza em caso de derramamento.
- As bandejas, caixas e cestos têm um lugar na geladeira.
Nós sempre estamos defendendo o uso de bandejas, organizadores e cestos em toda a sua casa - e isso se estende à sua geladeira. Assim como é visualmente agradável ver as prateleiras da despensa compartimentadas com a ajuda de organizadores, uma geladeira que tira proveito dessas ferramentas organizacionais é uma alegria de se ver e usar. Uma dica é usar uma bandeja para guardar as carnes na prateleira de baixo, uma cesta para os condimentos que não cabem na porta e uma peneira para guardar as laranjas (cítricos não combinam bem com frutas produtoras de etileno) .
- Uma geladeira desorganizada pode causar desperdício de alimentos
O Brasil está na lista dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, gerando descarte de aproximadamente 30% de tudo que é produzido para o consumo. Uma maneira de combater o desperdício de alimentos como indivíduo é ter certeza de que você sabe o que está na sua geladeira. Reserve um tempo para organizar sua geladeira e encontrar um lugar para tudo - e haverá muito menos momentos do tipo o-que-é-aquele-pote-mofo-escondido-atrás. Você pode até designar uma caixa de alimentos “Me coma primeiro” que estragará em breve.
- Você pode escrever diretamente na geladeira!
Ter uma lista na parte externa da geladeira com todos os itens e suas validades ajuda muito evitar o desperdício, além da facilidade em organizar as suas refeições. Uma dica é um planner com imã para geladeira. Há quem use canetão não permanentes e escrevem direto na geladeira, é uma possibilidade.
- Algumas dicas rápidas para deixar a geladeira mais organizada
Troque plásticos e outras embalagens por recipientes de vidro, Bee Wrap, embalagens de papel ou sacola de malha.
Forrar suas gavetas com toalhas de papel ou de cozinha facilita a limpeza. Você pode achar desnecessário pois é muito fácil limpar com uma esponja o interior da geladeira. O fato é que, se você forrar as prateleiras e gavetas com toalhas de papel ou panos de cozinha, você 1) não precisa limpar profundamente sua geladeira com frequência e 2) quando o faz, é muito mais fácil e rápido.
Gostaram das dicas, tem outras dicas compartilhem com a gente aqui ou em nossas redes sociais!
2 comentários
Sim, organizarei melhor com estas dicas!! Muito grata por compartilhar!!
Vocês podiam vender as caixas para organização da geladeira que estão na primeira e última fotos (ou indicarem o nome do fabricante).