7 Dicas para ter um estilo Hygge em casa

O que é HYGGE?

Hygge é uma palavra dinamarquesa, sem tradução para o português, que significa aproveitar os prazeres simples da vida, como uma casa aconchegante, uma comida gostosa ou estar com amigos.

O estilo de vida hygge quer ambientes aconchegantes e cheios de personalidade.

A beleza desta tendência está nos pequenos detalhes, que fazem da simplicidade da decoração algo pessoal e intimista. 

Os dinamarqueses associam o hygge à uma atmosfera confortável e acolhedora que desperte os 5 sentidos já que durante o inverno passam muito tempo dentro de casa.

Mas não podemos associar o Hygge apenas ao clima frio, veja 7 dicas para trazer esse estilo aos trópicos também.

1 - Crie um cantinho do café

Ter um lugarzinho decorado e charmoso para preparar e servir um bom café. Me fala o que é mais hygge do que um brunch em casa com os amigos ou uma tarde de preguiça com um café quentinho e um bom livro. Os pequenos detalhes que encantam e deixam o ambiente aconchegante e te proporciona momentos de relaxamento. 

canto do cafe

https://www.bloomingme.com.br/collections/cantinho-do-cafe

2 - Misture texturas na decoração

Onde faz muito frio, tecidos pesados são muito utilizados para compor a decoração, principalmente com mantas jogadas na cama e sofá, além dos aconchegantes tapetes. Esses itens podem ser usados facilmente em nosso inverno e, para as outras estações, podem ser adaptados à nossa realidade. Tecidos naturais e texturas macias são mais indicados, pois deixam qualquer ambiente mais confortável.  combinar persianas com cortinas de tecidos, misturar superfícies de madeira, fibras naturais, cerâmica, metal e o velho e bom papel de parede.

https://www.bloomingme.com.br/collections/boho

3 - Use elementos naturais na decoração

Isso significa usar móveis de madeira rústica e fibras naturais. A madeira, assim como outros elementos da natureza, é responsável por “aquecer” o ambiente, e este recurso deve ser adicionado na decoração em pontos estratégicos, como uma mesa bem bonita ou balcão, no piso, na cabeceira ou um painel de TV. 

mesa de jantar

4 - Plantas para um toque natural

Dê mais cor ao ambiente adicionando também algumas plantinhas: “as espécies vão depender da localização do ambiente a ser decorado, da quantidade de incidência de luz no espaço, entre outras coisas. Para não ter erro, invista em cactus que se adaptam a qualquer ambiente, de preferência colocando-os em composições de vasos/cachepôs pequenos e discretos”. Outra espécie bastante usada no Hygge é a Costela de Adão, que vive bem em ambientes úmidos e com pouca incidência de luz. Você pode encher a casa de plantas mas também incorporar elementos naturais como pedras, conchas, pedaços de madeira, ossos e penas na decoração.

decoração natural

5 - Perfume a sua casa

Vale usar incenso, velas perfumadas (uma não, muitas), aromatizadores de ambientes e até assar um bolo. Os cheiros são muito importantes para criar o clima hygge porque são capazes de nos transportar para lugares e acontecimentos na nossa memória em que nos sentimos acolhidos e aconchegados.

Um aroma gostoso te ajuda a relaxar e tem o poder de evocar memórias.

 

6 - As cores neutras prevalecem

Para ressaltar a luz natural, é necessário aplicar cores neutras no ambiente, mas não necessariamente deixar a decoração sóbria demais. Para isso, Vanessa explica que “a paleta de cores ideal para este estilo é composta por tons neutros e claros. As cores indicadas são os tons pastel. Caso seja fundamental o uso de cores mais vibrantes, o ideal é eleger apenas uma cor e empregá-la em detalhes pontuais, sem exageros”.

 decoração

7 -  Pendure uma rede ou faça um picnic

Uma rede é o máximo do aconchego, fala a verdade? Na sala, na varanda, quem tem o privilégio de um jardim coloque uma rede e crie esse momento de pausa e aprecie o momento.

Estenda uma toalha ou canga no chão da sala (se for sobre um tapete, melhor) e encha de almofadas em volta. Decore o espaço com luzinhas de Natal e muitas velas. Sirva comidinhas gostosas e fáceis de comer com suas bebidas preferidas, não esqueça de usar sempre as suas melhores peças e de aquele charme a mais no seu picnic. Se tiver uma varanda leve seu picnic para lá.

pic nic

 

O objetivo é transmitir conforto, paz, aconchego e bem estar para a sua rotina. E como a nossa casa deve refletir o nosso estilo de vida, o Hygge foi introduzido na decoração para justamente adicionar essa identidade, não importa a sua decoração mas a forma como a sua casa reflete as suas emoções.

 

Enjoy! 

 

 

 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.