Livros de autoras negras para adicionar à sua lista de leitura na quarentena.

Livros de autoras negras para adicionar à sua lista de leitura na quarentena.

Nesta quarentena, estou tentando ler o maior número possível de livros e estou fazendo um esforço consciente para expandir minha lista de leitura para incluir vozes mais diversas.

Diante dos últimos acontecimentos tanto no Brasil como USA, decidi separar que por muitas vezes ignoradas pelas listas da mídia especializada, a produção literária de mulheres negras que é de alto nível e conta com uma quantidade elevada de bons títulos.

Reuni uma lista de alguns livros e vou compartilhar com vocês. Estes são alguns livros que li de fortes autoras negras e alguns que adicionei recentemente à minha lista "ler". Todas essas opções podem ser encomendadas on-line e enviadas diretamente para sua casa, mas você também pode comprar diretamente nas livrarias locais e ajudar um pequeno comerciante. 

Boa leitura! E se puder deixe um comentário vou adorar saber o que você achou! 


Chimamanda se tornou uma espécie de celebridade negra da internet com uma palestra no TED Talks, que já acumula milhares de visualizações no Youtube. Porém, a nigeriana se destaca mesmo é na sua produção literária, explorando todas as contradições e aspectos que tornam o seu país fascinante. (Fonte site zoom.com.br)

 

Um dos livros mais conhecidos de uma das mais importantes intelectuais brasileiras. Professora, escritora e doutora em Literatura Comparada, Conceição Evaristo aborda a população afro-brasileira em suas obras com um olhar singular. (Fonte site zoom.com.br)

 

O livro conta a história das crianças que sonham em escapar do Paraíso, nome irônico para o aglomerado desordenado de barracos de zinco em que moram. Mesmo cientes dos escândalos que acometem o país, as crianças tentam criar a sua própria realidade em um dos melhores livros de autoras negras. (Fonte site zoom.com.br)

 

Um dos melhores livros de escritoras negras de todos os tempos, "Quarto de Despejo" relata os anos difíceis de Carolina do tempo em que morou na comunidade Canindé, em São Paulo. (Fonte site zoom.com.br)


Essa trama principal percorre um significativo período de formação do povo brasileiro e como as diferentes raças se relacionaram em nosso país. Esse é um dos melhores livros de escritoras negras que temos.

Voltar para o blog

1 comentário

Ótima dica!

Mariana Lima

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.