O maior erro que as pessoas cometem ao preparar uma xícara de chá.

O maior erro que as pessoas cometem ao preparar uma xícara de chá.

Ferver água em uma chaleira é a maneira mais tradicional de preparar chá, mas às vezes esperar perto do fogão por quase 10 minutos pode parecer uma eternidade, quando você só precisa de uma xícara relaxante no final do dia. Então, talvez você tenha recorrido a colocar uma caneca de água no microondas por um minuto. É a mesma tarefa, certo? Aqueça um pouco de água, adicione um saquinho de chá e espere alguns minutos antes de beber. Aparentemente, colocar o chá no micro-ondas é um método que gerou alguma controvérsia, embora alguns ainda defendam. Apesar dos debates, o modo como você aquece a água pode afetar o sabor e a qualidade da sua caneca de chá. E depois de ouvir de um mestre do chá, vamos pular o micro-ondas para esta tarefa de cozinha.
De acordo com a mestre do chá e proprietária da J’enwey Tea Co. Lisa Marie, levar a água para ferver em uma chaleira produz um movimento circular, permitindo que a água aqueça uniformemente e atinja a temperatura desejada. "As microondas não têm como recriar essa bela fervura, então muitas vezes deixam uma xícara de chá aquecida de forma desigual", diz ela.
Como preparar chá da maneira certa
Como determinamos que microondas não é o melhor método de aquecimento de água, aqui estão algumas dicas para garantir que sua xícara de chá seja a melhor.
  1. Ferva água 
De acordo com a popular empresa de chá Twinings, sempre comece com água filtrada e recém-tirada. Re-ferver a água que sobrou em sua chaleira faz com que ela perca oxigênio, o que é importante para permitir que o sabor do chá se desenvolva. Encha uma chaleira com água fresca. Se você não tiver uma chaleira, uma panela pequena também resolverá o problema. 
(https://www.bloomingme.com.br/products/bule-para-cha-em-vidro-com-infusor-de-aco-inox?_pos=2&_sid=6c49e4571&_ss=r
  1. Certifique-se de que sua água está na temperatura certa
A temperatura da água para macerar depende do tipo de chá que você ingere, mas nenhum chá fica bem com água escaldante. Derramar água fervente no chá pode queimar as folhas e causar um amargor indesejado. Em geral, os chás verdes e brancos precisam de uma temperatura de 60 ° C a 85 ° C. Os chás pretos ou de ervas devem ter entre 97 ° C  e 100 ° C. Se você não tiver um termômetro à mão, não se preocupe. Deixe a água da sua chaleira ou caldeira elétrica ferver e retire do fogo. Em seguida, espere 2 a 3 minutos para que a água esfrie um pouco antes de despejar em sua caneca ou bule.
https://www.bloomingme.com.br/products/caneca-em-ceramica-com-filtro-infusor-e-tampa?_pos=4&_sid=6c49e4571&_ss=r
  1. Preste atenção ao tempo de preparação do chá
Para os iniciantes no preparo de chás, siga as instruções da embalagem, pois os vários tipos de chá requerem tempos de preparação diferentes. Quando o tempo acabar, retire o chá da água para evitar que ele ferva demais, o que pode causar amargor.
Essa dica também serve para as infusões quando a bebida é feita com ervas, especiarias, flores e frutas..
  1. Se você ainda não se rendeu a essa delícia, abaixo 5 razões para tomar chá e incluir essa bebida no seu dia a dia:
1- Ajuda a emagrecer
Se você está querendo tirar alguns quilinhos da balança, aposte em tomar chá. Segundo estudo, quando consumida 10 minutos antes da prática de atividades física, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal. Também auxilia na redução do triglicérides e ajuda no ganho de força muscular.
2- Protege o coração
Há evidências científicas que comprovam que tomar chá previne doenças cardíacas. Um estudo publicado recentemente apontou que indivíduos que consomem de uma a três xícaras de chá por dia apresentaram quase 20% de redução no risco de ataque cardíaco e 35% de redução no risco de acidente vascular cerebral e menores níveis de colesterol LDL.
3- Combate o estresse
Os benefícios de ervas como camomila, lavanda e cidreira sem baseiam em sedativo e calmante. Eles estimulam a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar, acalmando os nervos. 
4- Bom para imunidade
Os nutrientes presentes nos chás ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que impede o desenvolvimento de infecções, estimulando o corpo para que ele combata radicais livres e elimine impurezas. 
5- Aumenta a resistência ao exercício
As catequinas (antioxidantes) presentes no extrato de chás como o verde aumentam a capacidade do corpo de queimar gordura como combustível, o que explica a melhora da resistência muscular.

Lembre-se O CHÁ de saquinho é considerado produto industrializdo, diferente do natural, em que as partes das plantas são escolhidas a dedo conforme seus benefícios e sabores, no saquinho a planta é triturada inteira perdendo polifenóis e vitaminas principalmente a C. 
Independente do clima, o chá depois da água é a bebida mais consumida em todo o mundo. Quente, frio, de ervas ou flores, ele é ótimo companheiro para um livro, estimular uma boa noite de sono ou até como um remédio natural. 


 
Voltar para o blog

2 comentários

Estou consumindo cada vez mais chá, quero experimentar o chá verde e aceito sugestões de outros sabores.

Leticia Carvalho

Ótimo texto, não conseguiria viver sem chá, principalmente chá de Pequin, chá preto! Amo!!!
Grata!❤

Jessica Del Carmen Vega Galván

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.