mudança sem estresse

Depois de 6 mudanças vou compartilhar 3 dicas que vão facilitar a sua vida na hora de mudar. 

Certa manhã, minha família e eu acordamos com o som de caminhões batendo e buzinando, e ficou claro que a construção do prédio de cinco andares do outro lado da rua estava finalmente em andamento. Ao longo da pandemia de COVID-19, os sinais aumentaram, avisando-nos que o lote quase vazio logo se transformaria. 

Normalmente, não seríamos afetados pela construção durante a semana, mas nossa nova vida de trabalho em casa mudou isso. Depois de uma semana particularmente barulhenta, meu marido disse: "Não sei por quanto tempo vou aguentar isso. Acho que temos de nos mudar."

No entanto, depois de 6 mudanças felizmente embalar todos os nossos pertences é uma segunda natureza para mim, mas nem sempre foi assim empacotar nossas vidas inteiras em caixas e transportá-las para vários lugares - móveis se quebram, coisas se perdem, você esquece o que possui, é desorientador. 

Tenho algumas dicas, truques e conselhos que aprendi dos muitos erros que cometemos ao longo do caminho. Prepare-se para fazer anotações para tornar o dia da mudança um pouco menos caótico.

organização de armários

1: Se livre de coisas como se sua vida dependesse disso

Você pode pensar que leva uma vida minimalista. Com o passar dos anos, você provavelmente vasculhou seu armário, gavetas, armários e pensou que não poderia ter mais nada para jogar fora. Mas ouça com atenção: você tem.

Acredite em mim quando digo que a cada ano que você mora na mesma casa, seus pertences encontram uma forma de se multiplicar. Não importa o quanto você tente manter aquela gaveta de lixo sob controle, ela fica astuta depois de um tempo. Não importa quantas vezes você tenha passado pelo quarto do seu filho, sempre haverá pedaços quebrados, peças faltando e brinquedos que eles perderam há muito tempo. E por mais que você tenha tentado modernizar seu guarda-roupa, sempre encontrará peças que não combinam, não embelezam ou não funcionam para a vida que você vive. Certa vez, morei em um apartamento por apenas 5 meses - depois de uma grande faxina durante uma mudança anterior, ainda encontrei coisas para me livrar. 

Então faça o que eu fiz e comece pequeno. Um dia, quando você tiver 15 minutos para matar enquanto está cozinhando no forno, abra uma gaveta e comece. Primeiro, olhe para o conteúdo da gaveta/armário como se fosse a primeira vez que você a abriu. Retire tudo, alinhe em lugar plano e avalie o que você tem. Quando fiz isso com nossa grande gaveta de utensílios em nosso apartamento, descobri que tinha três batedeiras. Não tenho ideia do motivo, mas sei que, a menos que você seja um chef pâtisserie (eu não sou), não precisa de três batedeiras. Diga adeus a duas e continue.

Você tem pratos ou travessas lascadas? Jogue-os fora. Que tal eletrodomésticos que você nunca usa mais (estou falando com você, fazedor de waffles)? Venda-os e não olhe para trás. E não vamos esquecer as decorações e enfeites aleatórios que você decorou nas festas de aniversário dos anos anteriores dos seus filhos, você não vai mais usar. 

A lição: quanto menos coisas você leva, com menos coisas você chega. Faz com que desfazer as caixas em sua nova casa seja muito mais agradável e prático.

organização para mudança

2: Repense sobre as caixas de papelão

É um fato inegável que mover toda a sua vida e tudo o que você possui de um lugar para outro cria muito desperdício. Existem as caixas, com certeza, mas não vamos esquecer todas as fitas e materiais de embalagem. Se você não tem grana para contratar uma super empresa de mudanças, você realmente precisa arrumar caixas e geralmente as  joga fora com o lixo depois que tudo acaba.  Então, depois de nossa terceira mudança, na época em que eu estava ficando mais apaixonado por um estilo de vida com baixo desperdício, tentei algo novo.

Desmontei todas as nossas caixas, dobrei os plásticos bolha e papéis, e vendi tudo na OLX. Não era para ganhar dinheiro, pois não cobrei muito, mas me senti muito melhor sabendo que esses materiais, ainda em ótimo estado, seriam utilizados novamente. Um jovem de 20 e poucos anos, sem dúvida se mudando para seu primeiro apartamento, me encontrou na esquina de um cruzamento movimentado perto da minha casa (segurança em primeiro lugar!) e felizmente empurrou tudo para seu pequeno Fiat Uno surrado.

Você também pode fazer o oposto. Compre materiais de embalagem em plataformas como OLX, Facebook Marketplace ou Mercado Livre por um preço muito mais barato do que você encontrará em lojas de embalagens. E claro, uma pesquisa no google com o termo “caixas de papelão usadas para mudança” vai te render uma boa economia e no meu caso uma grata surpresa foi encontrar empresas que alugam caixas plásticas e as levam e retiram no local, foi a experiência mais civilizada e sustentável,  segue algumas dicas: 

www.iboxself.com.br

www.booxie.com.br 

A lição: Só porque sempre foi feito de uma maneira, não significa que não haja outra.

dicas para mudar de casa ou apartamento

3: Faça anotações

Mudanças maiores como para outra cidade ou até mesmo para outro país precisam de uma organização ainda mais minuciosa, por isso faça listas e inventários de suas coisas. 

Em uma mudança de cidade nossa empresa de mudanças enviou apenas uma pessoa para descarregar o caminhão e foi um pouco caótico - ele fez o trabalho apressado para terminar o mais rápido possível. Ele saiu antes que percebêssemos que minha bicicleta, as almofadas do sofá e a caixa de ferramentas do meu marido ainda estavam no caminhão. Acabamos recuperando nossos pertences, mas demoramos dias para falar com ele.

A pior parte foi que meses depois percebi que também faltavam duas grandes caixas de plástico com enfeites de Natal. Os enfeites de Natal eram da minha infância, aqueles que eu cresci colocando em nossa árvore todos os anos, e fiquei arrasada. Quando tentei fazer uma reclamação, a empresa de mudanças me pediu para definir um valor para os itens ausentes. Como você define um preço para esse tipo de coisa? A resposta é: você não consegue. 

Os dias de mudança são longos e todos estão ansiosos para terminar, mas eu recomendo que você pare e dê um tempo antes que a mudança termine. Peça-lhes que verifiquem novamente se o caminhão está realmente vazio e, em seguida, confirme se você tem alguns dos itens maiores e não embaláveis, como bicicletas, equipamentos de quintal, móveis de formato estranho. E se você conseguiu enumerar as caixas faça uma última contagem. 

A lição: faça uma lista e verifique-a duas vezes -  verifique o caminhão antes dele partir.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.