Você conhece a Decoração Natural?

Você conhece a Decoração Natural?

Como muitos que estão em casa nessa quarentena a organização virou um passatempo, sempre fui organizada mais agora acho que está um pouco mais do que o normal, mas também o que anda normal nessa loucura que estamos vivendo⁈

A organização saiu dos armários e foi para o computador e limpando alguns arquivos me deparei com uma matéria de Novembro/19 que trazia as tendências de decoração para 2020 pela CASACOR, que é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas,  surpreendentemente a matéria dizia que "desacelerar e olhar para dentro estão entre os comportamentos apontados como tendências de decoração para 2020 e que  ficar em casa é o novo sair”. 

Gente!!! Não parece até previsão de vidente, fala a verdade?  Quem imaginaria que estaríamos exatamente desacelerando e em casa, e que a nossa casa seria transformada em local de trabalho,  escola,  academia, cinema e até restaurante? 

Tivemos que otimizar a nossa casa para que ela acolhesse todas essas atividades que fazíamos fora dela, e cada vez mais precisaremos repensar a nossa casa, não apenas como lugar físico e sim como o nosso universo pessoal e particular, carregado de memórias, sensações, afeto e conexão com a natureza.

À medida que o design multissensorial se torna mais amplamente adotado, surgem novos produtos e materiais como  palha, fibras naturais, trabalhos artesanais,  plantas, cores neutras que deixarão sua casa mais acolhedora, energética, relaxante e até para efeitos terapêuticos.  Estilo cada vez mais associados a natureza, as novas tecnologias e a preocupação com os gastos e o sustentável são outros fatores que impulsionam a transformação do lar em um espaço otimizado para multitarefas como  estamos vivendo nos dias de hoje, e a tendencia é ficarmos cada vez mais em casa.

A decoração no estilo natural traz mais vida para a casa, os ambientes convidam ao relaxamento, buscando equilíbrio entre os elementos naturais e da harmonia de cores. A madeira é uma materia-prima que está se tornando cada vez mais adorada pela decoração Bambu e Rattan são dois outros materiais que ajudam na composição desse estilo, tanto em peças dos mobiliários quanto em utilitários, pois dão um visual suave para o ambiente. 

Depois daquele dia corrido, imagine chegar em casa e ter a sensação de tranquilidade, leveza e bem-estar!! Com mantas bem gostosas, cores claras, suas plantas e flores favoritas entre outros elementos, é possível criar espaços com um estilo natural  sem deixar o design e a modernidade de lado. 

É um estilo que pede uma mistura de materiais, tanto no mobiliário quanto nas peças decorativas, assim é apropriado usar madeira, pedras, metais, cerâmica, fibras naturais e tecidos aconchegantes, tudo em seu tom original mas com pontos específicos de cores.

Móveis simples e confortáveis, cores neutras, plantas e flores que agregam vida ao espaço e a mistura do rústico com o moderno, são características essenciais para uma composição discreta e elegante do estilo Natural.

Agora não confundam estilo natural com estilo rústico, apesar de ambos serem lindos, se atente as diferenças para não errar:

Estilo Natural – Privilegia o branco e os tons neutros claros, como o bege e o cinza. Os móveis são de madeira, aliás madeira por toda casa, com acabamento claro, branco lavado, laqueado ou tom mel. Entre os tecidos, o algodão, o linho e o couro fazem mais sucesso. A casa de estilo Natural valoriza móveis práticos, linhas retas, desenhos limpos e espaços arejados. Nada em excesso. Algumas plantas e arbustos, boa iluminação natural, tapetes, mantas e almofadas dão o toque aconchegante.

Estilo Rústico – Você não precisa morar na praia ou no campo para ser adepta deste estilo. Se você gosta de ambientes Rústicos, invista em madeira bruta, estilo demolição sem acabamento ou com pintura descascada. Ferro, pedra e tijolo aparente também fazem parte de uma decoração rústica que não precisa ter objetos e móveis ‘combinados’, ao contrário, tudo simples, bruto e sem frescura. Nas cores predomina o vermelho e o laranja dos tijolos, o marrom da madeira e o verde da natureza.

As cores não são proibidas no estilo natural, coma a decoração  usa tons crus, fica muito fácil acrescentar cores, sem que pesem no ambiente. O diferencial também ficam por conta dos acessórios, que ficam mais expostos e fazem a vez de itens de decoração, ou seja não é só enfeito e sim utilitário. 

 

Algumas Dicas extras!

  • Use estampas florais em almofadas, cortinas, papéis de parede etc. Mas não abuse!
  • Caixas e cestos em fibras naturais, caem super bem nessa proposta.
  • Aromatizadores e velas com cheirinho são especiais para deixar o ambiente mais acolhedor!!
  • Papeis de parede podem dar um visual incrível, e existem diversas estampas!
  • Pisos laminados que imitam a madeira.
  • Tapetes quentes fofinhos.
  • Luminárias e abajures com luz baixa.
  • Quadros completam a decoração.

Quantas memórias serão construídas nesse momento? Cabe a nós escolher como vamos lembrar desse período, mas a nossa casa fará uma grande participação nesse álbum de memórias. 

Até a próxima,
Lilian 
Co-fundadora da Blooming & me

 

Voltar para o blog

1 comentário

Adorei o texto!! É como vejo tambem o “morar”…

Cida

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.